sábado, 2 de abril de 2011

A PROPOSTA PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA

Eleger a cidadania como eixo norteador significa entender que a Educação Física na escola é responsável pela formação de alunos que sejam capazes de: - participar de atividades corporais adotando atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade; - conhecer, valorizar, respeitar e desfrutar da pluralidade de manifestações da cultura corporal; - reconhecer-se como elemento integrante do ambiente, adotando hábitos
saudáveis relacionando-os com os efeitos sobre a própria saúde e de melhoria da saúde coletiva; - conhecer a diversidade de padrões de saúde, beleza e desempenho que existem nos diferentes grupos sociais, compreendendo sua inserção dentro da cultura em que são produzidos, analisando criticamente os padrões divulgados pela mídia; - reivindicar, organizar e interferir no espaço de forma autônoma, bem como reivindicar locais adequados para promover atividades corporais de lazer.
A respeito da igualdade, segundo Rousseau (citado por Palma Filho, 1998),

   “seria preciso não entender por esta palavra que os graus de
poder e de riquezas sejam absolutamente os mesmos; mas que,
quanto ao poder, ele se encontra abaixo de toda a violência e
nunca se exerce, senão em virtude da posição social e das leis.
E quanto à riqueza, que nenhum cidadão seja suficientemente
opulento para poder comprar o outro, e que nenhum seja tão
pobre que seja coagido a vender-se”

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