sábado, 2 de abril de 2011

Parâmentros Curriculares Nacionais

O Ministério da Educação e do Desporto, através da Secretaria de Ensino Fundamental, inspirado no modelo educacional espanhol, mobilizou um grupo de pesquisadores e professores no sentido de elaborarem os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Os PCNs têm como função primordial subsidiar a elaboração ou a versão curricular dos estados e municípios. Neste estudo procurou-se analisar a proposta de Educação Física para os terceiro e quarto ciclos (5a a 8a séries do ensino fundamental) ontida nos Parâmetros Curriculares, área Educação Física, procurando desvelar os seus aspectos inovadores, bem como apresentar e discutir as críticas formuladas aos documentos, desde os seus pressupostos teóricos, processo de elaboração e realização dos PCNs.  
Os PCNs - área Educação Física para o terceiro e quarto ciclos, apresentam alguns avanços e possibilidades importantes para o componente curricular, embora muitas destas idéias já estivessem presentes no trabalho de alguns pesquisadores. Contudo, o texto publicado pelos PCNs auxiliou na organização destes conhecimentos, articulando-os nas suas várias dimensões. Como principais avanços podem ser considerados os seguintes aspectos: o princípio da inclusão, as dimensões dos conteúdos e os temas transversais. Consideramos que os PCNs constituem um avanço no sistema educacional brasileiro, ressaltando que uma proposta isolada não pode pretender dar conta de todos os problemas educacionais, dada a complexidade nacional.

2 comentários:

  1. De tamanha importancia esse blog em, ainda mais para os profissionais do setor pedagogico, uma vez que ele nos inspira cada vez a trabalhar com regularidade e com um certo objetivo dentro da area de professorado, muito legal mesmo ja que nós como profissionais da area devemos ter um conhecimento a mais do mesmo, muito bom!!!

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  2. Maneiro o Blog, gratificante saber que existem pessoas onde se esforçam para que melhore cada vez mais a pedagogia de ensino, já que muitas das vezes ficam "banalizadas".

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